terça-feira, 17 de outubro de 2006

Mérito de Fernando Ruas ou talvez não!



Sempre que vamos a Viseu, é inequívoca a ideia de que parece que o desenvolvimento chegou para ficar, ou não estivesse Viseu, dotado de inúmeras infra-estruturas que a classificam como uma cidade portadora de boa qualidade de vida para os cidadãos que nela ou no distrito habitam. Curioso é ouvir as pessoas dizer que Viseu está muito desenvolvido graças à acção do seu Presidente de Câmara Fernando Ruas! Durante muito tempo cheguei a pensar como as pessoas pensam, mas com o passar do tempo fui reunindo factos em relação ao desenvolvimento existente em Viseu, e o mais curioso, é que constatei que quase todo o desenvolvimento não é da autoria da Câmara Municipal, pois se olhar-mos os grandes pilares do desenvolvimento em Viseu, verificamos que muitos deles são da autoria do Governo, ou não fossem a Universidade Pública que deu uma nova dinâmica em termos populacionais à cidade de Viseu, o Projecto POLIS que requalificou a zona histórica e a A25 que é uma via estruturante para o desenvolvimento do Distrito de Viseu, as maiores fontes de desenvolvimento do concelho de Viseu. Andarão Fernando Ruas e o PSD a serem congratulados por aquilo que não é da autoria deles? Esta é sem dúvida uma das perguntas que os cidadãos Visienses e os cidadãos do Distrito de Viseu têm de fazer a si próprios!
Quanto a mim, já não tenho qualquer dúvida, pois poucas são as obras da autoria de Fernando Ruas em que sinto o dever de felicitar Fernando Ruas, sendo estas a rede viária que permite uma boa circulação do transito, a criação as várias zonas industriais existentes em Viseu, ainda que pelo menos uma delas tenha acessibilidades lastimáveis, o parque de estacionamento da Santa Cristina e outras das obras de louvar. Uma das obras do executivo PSD que também tem alguma relevância foi o pavilhão multiusos, mas que infelizmente tem dimensões reduzidas quando comparado com os antigos pavilhões da Feira de São Mateus e condições pouco propícias a concertos de grande dimensão.
Tenho sim de facto algumas críticas de maior relevância, sendo estas: a Biblioteca Municipal de Viseu, que é de reduzidas dimensões tendo em conta o número de habitantes e a não inclusão de Viseu no projecto do EURO2004 por falta de um projecto credível, aqui Fernando Ruas é culpado, pois não opinião de muitos, Viseu era a única cidade do interior com capacidades para receber um dos maiores eventos desportivos do Mundo, outras das grandes criticas que não posso deixar de fazer a Fernando Ruas, e o facto de lhe passar no centro da cidade um rio completamente poluído, estando este poluído à tantos anos, e estando Ruas na Câmara à tanto tempo, não era para estar já resolvido este problema, há coisas que ficam mal!
Pois é Camaradas, será que Fernando Ruas ao fim de tantos anos à frente da autarquia de Viseu é o responsável pelo desenvolvimento daquela bela cidade? A meu ver não é, mas ao fim de tantos anos como presidente da Câmara Municipal de Viseu deveria ser! É mesmo caso para dizer, muitas vezes o povo congratula o que não conhece e por vezes contesta o que desconhece, mas a seu tempo a justiça será feita e um novo rumo será imposto em Viseu e no Distrito de Viseu!
Saudações Socialistas