quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Os aumentos da electricidade


Segundo a comunicação social, a Entidade Reguladora do sector energético está apostada em fazer aumentos das tarifas eléctricas no próximo ano em 15,7%. Segundo a comunicação social este aumento deve-se ao novo quadro legal para a liberalização, o que a meu ver não se justifica, pois a introdução no mercado de empresas que irão competir com a EDP deveria impor o contrário ao aumento do preço da electricidade. Este aumento de preço deve-se também ao facto de no ano passado não terem existido aumentos na tarifa, pois o preço da electricidade estava subjacente ao valor da inflação, o que deixou de acontecer. Os únicos que ficaram fora deste aumento são as empresas, pois se estas se sujeitassem ao aumento das tarifas, ficariam a perder competitividade no mercado global, mas em contra partida os utilizadores domésticos que gastem mais electricidade podem ver aumentar a electricidade mais do que 15,7%.
O mais curioso de toda esta história, é que o aumento vai ser de 15,7% se deveu à contenção de preços em 2006 e ao aumento do preço dos combustíveis, o que me deixa um pouco perplexo, já que segundo alguns analistas económicos os lucros da EDP para o ano de 2005 seriam de 910milhões de euros, o que me deixa triste, ou seja, uma empresa que foi constituída com o capital dos portugueses e mantida durante muitos anos pelos mesmos, até com investimentos de grande dimensão no Brasil, continua a ser uma exploradora. A meu ver uma vergonha.
Para que tenham uma ideia do absurdo dos aumentos, na França, na Espanha e na Grécia, os cidadãos pagam electricidade mais barata que os cidadãos em Portugal, e o mais curioso é que todos estes países têm mão-de-obra mais barata que Portugal, e alguns deles também têm mais ou menos o mesmo custo ao nível do combustíveis, que é um dos factores apontados para o aumento dos custos de produção da energia eléctrica.
Saudações Socialistas