terça-feira, 17 de outubro de 2006

Comunicado Oficial do Partido Socialista - A Água


A água constitui um recurso natural de primeira necessidade cuja gestão, manutenção e disponibilidade junto das populações carece de um tratamento adequado, seja em matéria de criação das infra-estruturas, seja em matéria de fixação de taxas e tarifas.
Os Vereadores eleitos na lista do Partido Socialista vêm informar toda a população do concelho de Mangualde que votaram contra o aumento das taxas e tarifas do consumo de água e da recolha e transporte dos resíduos sólidos urbanos e que se opõem terminantemente ao mesmo como pode ser verificado na acta da reunião de Câmara de 22 de Fevereiro de 2006.
Os Vereadores da Câmara Municipal de Mangualde, eleitos na lista do Partido Socialista, vêm manifestar o seu mais veemente descontentamento pela forma autoritária como a restante vereação da Câmara Municipal impôs este aumento. Em face de empate na votação, o Dr. Soares Marques, na qualidade de Presidente da Câmara usou o seu voto de qualidade, votando a favor deste brutal aumento das taxas e tarifas do consumo de água e da recolha e transporte dos resíduos sólidos urbanos, pelo que, o Dr. Soares Marques é o grande responsável pelo que se está a passar.
Mais uma vez o Dr. Soares Marques prova aos Mangualdenses que cumpre tudo aquilo que não prometeu: aumento da derrama para a taxa máxima a penalizar as empresas do concelho, aumento do Imposto Municipal sobre Imóveis para a taxa máxima, aumento generalizado de todas as taxas e tarifas com o único propósito de ir buscar aos bolsos dos cidadãos o que não sabe resolver de outra forma.
A aprovação do aumento das taxas pelo fornecimento de água fez aumentar consideravelmente a facturação e o custo da água no bolso de todos os Mangualdenses, sem atender à possibilidade de fixação de uma tarifa com base em consumos médios, ou, pela criação de escalões intermédios. Ao invés manteve a indexação das taxas de recolha de resíduos sólidos ao consumo de água e criou limites mais pequenos nos escalões iniciais atacando fortemente o consumidor doméstico com menos recursos: falando português atacou os mais pobres do concelho, atacou os idosos e atacou os jovens casais, cuja facturação de água, de acordo com o novo regulamento aprovado pelo Dr. Soares Marques e demais vereação do PSD, TRIPLICOU em muitos dos casos.
Os Vereadores do Partido Socialista informam toda a população que os aumentos das taxas propostos ao regulamento de abastecimento de água, não visam nem melhorar o fornecimento, nem a qualidade da água, nem a recolha dos resíduos sólidos. Tais aumentos também não visam o pagamento dos largos milhares de contos que a Câmara Municipal de Mangualde deve à Associação de Municípios do Planalto Beirão, pela recolha e tratamento do lixo.
Tais aumentos visam apenas segurar a derrapagem das contas da Câmara, cujos fornecedores abancam solitariamente à espera de pagamento, alguns deles de largos milhares de contos. Tais aumentos visam continuar o festival de gastos desordenados e sem qualquer estratégia e rumo a que a Câmara Municipal já nos habituou.
Também as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e as instituições sociais, humanitárias e culturais, sofreram um aumento considerável das taxas da água e da recolha de resíduos sólidos, sem qualquer respeito pelo magnânime objectivo social que prosseguem junto das populações: onde antes não pagavam, passam a pagar pela medida maior, de forma a contribuírem para pagar a dívida da Câmara.
É esta a forma que o Dr. Soares Marques e os Senhores Vereadores do PSD encontraram para apoiar as associações do nosso concelho, os nossos bombeiros, os Centros de Dia, os Lares de Idosos e os Jardins de Infância das IPSS?
Deste modo os Vereadores do Partido Socialista exigem a imediata alteração do regime das tarifas de água e recolha de resíduos sólidos urbanos em vigor e o consequente estudo de um regime realmente justo, que concilie a realidade socio-económica dos Mangualdenses e a correcta gestão de um recurso tão importante e escasso como é a água.
Do mesmo os Vereadores do Partido Socialista exigem que a Câmara Municipal reponha o dinheiro aos consumidores, que defraudados pela incompetência dos vereadores da maioria PSD, viram as suas contas de água disparam sem qualquer fundamento.
Os Vereadores do PS na Câmara Municipal de Mangualde
JOÃO AZEVEDO
LUÍS COIMBRA
PALMIRA VAZ