quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

O desmazelo da política local do distrito de viseu para com os jovens

A conhecida Associação Nacional de Municípios, (que tem como missão de promover, defender, dignificar e representar o poder local) e a Movijovem, (que tem como objectivo apoiar e fomentar acções que estimulem a mobilidade juvenil na sua vertente social, possibilitando aos jovens portugueses, em especial os mais desfavorecidos um contacto mais directo com a realidade e património cultural, histórico e natural do país, contribuindo para valorizar a formação sócio-educativa dos jovens e para reforçar os laços culturais entre países e regiões), realizaram um protocolo no sentido de ser criado o Cartão-Jovem«26 Co-Branded Municipal, ou seja, o Cartão-jovem Municipal, que tem como finalidade possibilitar que os jovens de um determinado concelho tenham facilidades económicas no acesso aos mais variados serviços e produtos no seu próprio concelho. Este cartão destina-se apenas a jovens residentes oficialmente no concelho promotor do cartão.
Esta iniciativa de cooperação entre a Associação Nacional de Municípios e a Movijovem lançada em Dezembro de 2005, possibilita que as Câmaras Municipais adiram ou não a este serviço, dependendo isso, única é exclusivamente das próprias autarquias.
No caso do Distrito de Viseu, o único Município que aderiu até agora, foi o de Moimenta da Beira, que atribuiu aos jovens do seu concelho descontos na biblioteca municipal, nas piscinas municipais, no cinema municipal, no pavilhão gimnodesportivo, nas manifestações culturais, recreativas e desportivas organizadas pela Câmara, etc.
O mais curioso de toda esta situação é que a Câmara Municipal de Mangualde em reunião de Câmara também mostrou interesse em aderir, coisa que até ao momento não aconteceu, e um ano já lá vai desde que o programa para o Cartão-Jovem Municipal foi lançado. Uma coisa é certa é que outros municípios já tiveram tempo para aderir, porque zelam pelos interesses dos seus jovens, outros por desmazelo, ou porque não se importam com o bem-estar da população juvenil, ainda não o fizeram. Mais curioso ainda, é o caso de Viseu, que sendo Fernando Ruas o Presidente da Associação Nacional de Municípios e sendo esta instituição uma das promotoras do projecto, é estranho Viseu ainda não ter aderido, isto segundo o portal do IPJ. Este parece-me inequivocamente mais um caso de típico desmazelo, não apenas de Viseu ou Mangualde, mas também de todos os outros municípios do distrito, em prejuízo claro, de todos os jovens deste vasta zona, com excepção dos jovens de Moimenta da Beira, é óbvio.
Esperemos que no futuro haja maior compreensão do poder politico local para com os jovens, o que nem sempre tem acontecido!