sexta-feira, 31 de março de 2006

O irão e o nuclear


O Irão não recua na intenção de produzir energia nuclear, o que simboliza que o Irão está também próximo da produção de armas nucleares, o que não é bom para o Mundo, pois o Mundo quer-se em paz. O Irão é um país em vias de desenvolvimento, ou seja, um país subdesenvolvido onde as pessoas vivem mal e por isso é urgente melhorar as suas condições de vida. A melhoria das condições de vida de todas as populações a nível mundial passa muito pelo sector da energia, este possibilita que toda a máquina económica funcione, pois sem energia quase nenhuma ou mesmo nenhuma empresa pode produzir o que não possibilita a dinamização da economia. O Irão para se desenvolver tem obrigatoriamente que reduzir a sua dependência energética, para que possa reduzir as importações, que provocam saída de capitais para o estrangeiro e enfraquecem a economia de um país, o que não possibilita o desenvolvimento. Eu sou um defensor do desenvolvimento, mas de um desenvolvimento que seja apenas benéfico para o Mundo, por isso não defendo a criação de armas nucleares e condeno os países que as têm, recordo por exemplo os testes nucleares da França efectuados à alguns anos, curioso, mandar fazer e não fazer. Penso que a Nações Unidas devem permitir ao Irão a produção de energia nuclear, mas sobre um rígido controlo das próprias Nações Unidas, que não possibilite a criação de mais armas nucleares.
Proponho também a criação de uma comissão nas Nações Unidas que tenha como intenção motivar as Nações que possuam armamento nuclear a desfazerem-se dele, pois a existência deste pode causar as tão odiadas guerras, recordo o caso de guerra fria que nunca chegou a acontecer, mas que se tivesse acontecido poderia ter causado o extinção do próprio Mundo.
O Irão está sob um Ultimato das Nações Unidas para parar a criação de energia nuclear, o irão tem cerca de trinta dias para se redimir, se não o fizer a guerra será uma realidade, que não deve acontecer.