sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Em relação ao encerramento do serviço de urgências das 24h às 8h da manhã

Estive presente no forúm de debete promovido pelo Partido Socialista sobre o possivel encerramento do Serviço de Urgências (SAP) das 24h às 8h da manhã. A meu ver só faz sentido o encerramento do SAP de Mangualde se houver uma mehoria do serviço de saúde, o que vai acontecer mas não na totalidade, pois o SAP não tem condições para prestar os cuidados de saúde que todos os cidadãos necessitam. O SAP é um serviço que não está dotado de toda a nova tecnologia existente para a prestação dos melhores cuidados de saúde e nessa medida penso que o SAP deve encerrar 24 horas por dia.
Eu no fórum de debate realizado no dia 18 de Fevereiro perguntei ao director da Sub-Região de Saúde do Centro se o centro de saúde serve para fazer um rastreio dos doentes, para que se seleccionem os doentes que devem chegar ao Hospital de Viseu, pergunta esta que não foi alvo de resposta(pelo menos não no meu entender de mero cidadão).
Fiz a pergunta anteriomente referida com o intuito de perceber o porquê de manter o SAP aberto, quando segundo os profissionais de saúde(de credibilidade incontestável) este não faz qualquer sentido devido à sua falta de meios tecnicos e aos seus elevados custos. Eu cá para mim pensei, será que o SAP apenas se matém aberto para não obrigar à construção de um Hospital em Mangualde, pois se ele não serve os cuidados de saúde dos cidadãos pelo menos não como um hospital(o que é o pretendido) é porque serve para o rastreio (filtragem) de doentes para que o Hospital de Viseu não fique sobrelotado (se a minha conclusão não fosse boa o SAP não permaneceria aberto, pois a melhoria das condições de saúde passa por um serviço de Hospital e não por um serviço de Centro de Saúde). O meu pedido não se direccionou para a manutenção do SAP pois uma pessoa quando tem uma doença não sabe se ela é grave ou pouco grave e nessa medida deve dirigir-se sempre para Viseu pois a ida ao SAP que é obrigatória em caso de utilização de ambulância, o que a meu ver está mal ,pode representar uma perda de tempo e conduzir uma pessoa à morte. Mas se o Hospital de Viseu não tiver capacidade para albergar todos os cidadãos mangualdenses proponho incondicionalmente a criação de um Hospital em Mangualde o que a meu ver é a opção mais viàvel pois à freguesias que se tiverem de utilizar o Hospital de Viseu ficam a cerca de uma hora do atendimento médico, o que é demasiado tempo.
Outros dos problemas para que possa-mos passar a utilizar o hospital de Viseu é o facto de os cidadãos mais carenciados económicamente terem de usufruir de ambulância que é extremamente dispendioso para estes. Manifestem a vossa opinião neste blog, seja ela a favor ou não da minha opinião. Eu na minha condição de cidadão apenas defendi o que achei melhor para Mangualde, perdão a todos os cidadãos se a minha posição não tiver sido a melhor.
Ass: Lúcio Paulo Machado da Silva Balula