segunda-feira, 20 de abril de 2009

Campanha "Votar é Fácil!!"

O que é:

Decorreu no passado dia 16 de Abril, nos Serviços desconcentrados do IPJ, I.P. de Lisboa (Parque EXPO) o lançamento da Campanha "Votar é Fácil!!!", que contou com a presença dos seguintes membros do Governo:

  • Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Laurentino Dias
  • Secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, Dr. José Magalhães
Esta Campanha, coordenada pelo IPJ, I.P., em parceria com a Direcção-Geral de Administração Interna, tem como destinatários os cerca de 300.000 jovens aptos a votarem pela primeira vez nos próximos processos eleitorais.

Visa, fundamentalmente:

  • informar e sensibilizar todos os jovens que tenham 17 e mais anos e que completem 18 anos até ao dia da eleição, que já não precisam de se recensear para exercerem o seu direito de voto, pois já se encontram automaticamente inscritos no recenseamento eleitoral, constando, assim, dos cadernos eleitorais.
Com a nova alteração introduzida à Lei do Recenseamento Eleitoral, ao completares 17 anos a tua inscrição efectua-se através de um processo automático, sendo fácil aceder aos respectivos dados:
A Campanha "Votar á Fácil!!!" complementa a Campanha geral levada a cabo pelo Ministério da Administração Interna, e terá como veículos de transmissão:

1- O sistema de informação multicanal do IPJ, através dos seguintes canais:

  • Portal da Juventude, através do Microsite criado para o efeito: http://juventude.gov.pt/portal/recenseamentojuvenil
  • Rede de 50 Lojas Ponto JA espalhadas por todo o país, através da divulgação de material de divulgação (cartazes, folhetos e outros), bem como de divulgação de SPOTS de TV, através dos ecrãs plasma das Lojas;
  • Linha da Juventude 707 20 30 30 -, através de mensagem gravada (em timing de espera) e resposta a perguntas sobre esta temática.

2 - Lançamento de um Concurso de mini filmes alusivos à Campanha.

3 - Disseminação de material de divulgação pelas cerca de 1320 Associações de Jovens inscritas no RNAJ (Registo Nacional de Associativismo Juvenil).

4 - Integração da Campanha "Tu na Europa" no âmbito das Eleições Europeias, iniciativa do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), com apoio da Agência do Programa Juventude em Acção e do Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e do IPJ.

5 - Comunicação, via SMS, aos portadores de Cartão Jovem do segmento etário respectivo.

Confirma o teu Recenseamento e vota!

Visita o Microsite "Votar é Fácil!!!" e informa-te!!