sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Ministro com "aconchego" de mais de 500 pessoas

O Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva esteve no passado dia 26, terça-feira, num jantar/debate no âmbito do PRODER.
Foi um debate proveitoso para todos os que exercem profissão ligada à Agricultura mas, também, para todos aqueles que se interessam pelo desenvolvimento do nosso concelho de Mangualde pois, a agricultura, representa ainda hoje uma actividade de grande importância económica na nossa região.
Para além dos temas regionais, abordaram-se temas de interesse nacional onde, a Juventude Socialista de Mangualde teve um papel activo, nomeadamente nas questões do preço dos cereais e, em particular, o que bate recordes de subidas nos mercados internacionais: o trigo. Com a especulação dos bio-combustíveis (representam actualmente menos de 2% do consumo total) e com os mercados apostados em maximizar os lucros, os preços, segundo o Sr Ministro, tendem a estabilizar num patamar elevado.
Devido a toda esta conjuntura em torno dos cereais, um bem essencial como o pão vai registar aumentos significativos que vão por em causa a ginástica financeira das familias portuguesas. Para não faltar o pão, vão ter que abdicar de outras coisas.
Curiosamente, Portugal produzia 1.600M toneladas de cereais e actualmente produz apenas 1.000M toneladas. Quando o preço recompensa o produtor, nós deixamos de produzir, mesmo quando um sector é fortemente subsidiado (como é este caso)...


foto de Mangualdeonline