segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Comunicado



Mangualde é, de acordo com o relatório anual de Instituto Regulador de Água e Resíduos (IRAR), um dos concelhos com pior qualidade de água.
Estamos perante uma clara ineficiência da nossa autarquia uma vez que, abastecidos pela mesma “fonte” que Nelas e Viseu – Barragem de Fagilde -, consumimos água de pior qualidade. Essa falta de qualidade fica a dever-se, em grande medida, às explorações em furos artesianos municipais, que não são devidamente controladas pela Câmara Municipal de Mangualde. Estas explorações abastecem boa parte da população das freguesias e, devido à falta de investimentos, encontram-se obsoletas.
Não podemos esquecer que os brutais aumentos dos preços da água que a C. M. de Mangualde efectuou nos últimos anos, não se traduziram em melhor qualidade da mesma, mas sim, num claro decréscimo.

A percentagem de resultados maus nas análises efectuadas no nosso concelho é superior a 5%, uma das maiores do país. Os mangualdenses merecem ter, nas suas torneiras, água com melhor qualidade pois, neste bem de primeiríssima necessidade, não há espaço para poupanças.

Pela concelhia da JS de Mangualde, o coordenador:
Bruno Pinto