quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Problemas inerentes à expansão da PSA Mangualde


O grupo PSA Portugal, está fortemente interessada em aumentar a sua produção na sua fábrica em Mangualde na ordem dos 20%, isto segundo Paulino Alonso, representante da empresa numa conferência sobre investimento Directo Estrangeiro. A fábrica PSA de Mangualde produz por ano 53mil veículos, e nessa medida, a confirmar-se o aumento de produção de 20% esta vai passar para cerca de 63mil e 500 veículos, o que contraria todos os rumores de encerramento de que esta tão essencial unidade fabril a Mangualde e a Portugal tem sido alvo. Este é um sinal inequívoco de que a economia Portuguesa tem competitividade e tem viabilidade numa dinâmica global.
O mais estranho em toda esta questão, é que Mangualde nas imediações da actual fábrica tem uma política em vigor de ordenamento do território que não permite a expansão da fábrica, expansão esta muito necessária para que o aumento de produção se possa verificar, e neste âmbito, a PSA pediu ao Governo que resolva o problema. Esta é uma situação que deixa sem sombra de dúvida os mangualdenses muito descontentes, uma vez que a Câmara Municipal, designadamente o executivo PSD, à muito que prometeram a revisão do PDM (Plano Director Municipal).
A política de Ordenamento do território cabe ao Governo e às Autarquias Locais, e deve ser feita em prol do interesse público e das liberdades e garantias dos cidadãos. Nesta situação os sucessivos Governos também são responsáveis, mas estes devido à dimensão da sua máquina de acção, tornam-se lentos e pouco eficazes, e por isso ainda têm alguma desculpa, agora a Câmara Municipal de Mangualde não tem perdão, uma vez que a sua pequena dimensão e proximidade ao problema da PSA é um factor que facilita ou deveria facilitar a prevenção deste tipo de problemas que atrasam Mangualde no tempo.
O mais estranho em toda esta matéria é que a Câmara fez uma suspensão do PDM à bem pouco tempo, com o intuito de viabilizar construções de pouca relevância ou construções prejudiciais ao concelho como é o caso da nova edificação junto às Piscinas Municipais, suspensão esta que permitiu construir à margem do PDM, mas o que me deixa indignado é que a Câmara não se lembrou de transformar o PDM nas zonas da maior relevância para Mangualde, como é o caso da zona da PSA. Será que existe diálogo entre a Câmara e a PSA, ou a Câmara apenas é um elemento passivo no que toca aos problemas da PSA. A Câmara na minha opinião, deve ver nos problemas da PSA os seus próprios problemas, pois os problemas da PSA têm influência prejudicial na vida de muitos mangualdenses.
Os melhores cumprimentos