domingo, 30 de abril de 2006

Os estudantes de Coimbra e o Processo de Bolonha

Mais uma vez os estudantes de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra vieram para as ruas reivindicar contra o Processo de Bolonha, e mais uma vez, à semelhança do que aconteceu à já algum tempo em frente à Assembleia da Republica e sem razão, reivindicando um maior acesso ao Mestrado e uma redução do seu custo, o Governo já fez um alargamento às vagas para Mestrado e Doutoramento, embora estas, a meu ver talvez não sejam as necessárias, mas o que está escrito no Compromisso de Governo para Portugal 2005-2009, que foi entregue a todas as Universidades para que estas possam reflectir sobre o que o Partido Socialista pretende fazer, é que o Estado vai assumir parcialmente e progressivamente os custos do Segundo Ciclo de Ensino Superior. O estado já começou a assumir os custos do Segundo ciclo, uma vez que já alargou o número de vagas para o Segundo Ciclo,mas não a reduçaõ do seu custo anível individual. Este Governo de acordo com o seu programa não pretende também reduzir o financiamento público para o Ensino Superior, pois este representa uma essencialidade para o desenvolvimento do país.
Outra das reivindicações dos estudantes, vai de encontro a facto de haver uma diferença de Lisboa para Coimbra no número e anos da Licenciatura no curso de direito, 3 em Lisboa 4 em Coimbra. Este argumento não é verdadeiro, pois a entrada dos cursos no processo de Bolonha só é possível se houver um consenso entre as Universidades, pois a intenção é uniformizar (tornar os cursos mais iguais). Esta reivindicação revela muito desconhecimento em relação ao que se tem feito e ao que se vai fazer.
Relativamente a outra das reivindicações, esta dizendo que os alunos estão muito preocupados com o facto de estarem a tirar cursos que no futuro poderão não dar emprego, devido a estes não estarem actualizados de acordo com o processo de Bolonha, esta sim uma afirmação válida. O problema neste caso aqui reside no facto de os responsáveis pelos cursos nas respectivas Universidades ainda não terem encontrado consenso quanto à duração dos cursos e quanto ao nome dos cursos(isto segundo sei).
Outra das transformações anunciadas para o Ensino Superior é a transição de um sistema de ensino baseado na ideia de transmissão de conhecimentos para um sistema baseado na ideia de aquisição de competências. Para que esta transformação seja feita vai ser acontecer uma revisão da Carreira Docente.
Outra das medidas que este governo pretende implementar, é uma articulação do Processo de Bolonha com as Ordens Profissionais (Ordem dos Médicos, Ordem do Engenheiros, etc…), e outras organizações representativas, tendo em vista esclarecer as responsabilidades, competências e títulos em cada área profissional e em cada ciclo do Ensino Superior (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento).
O governo está também interessado em promover a mobilidade dos estudantes, potenciando a existência de dois ciclos e aumentando as facilidades de participação em intercâmbios europeus, quer pala mobilidade dos alunos e professores, quer pela organização de cursos envolvendo escolas de diferentes países.
Outra das reivindicações desmedidas por parte da Associação Académica de Coimbra, foi ter dito que grande parte dos desempregados em Portugal são Licenciados, o que não corresponde à verdade, pois na população nacional, apenas 9% são Licenciados, e toda a gente sabe que os Licenciados tem mais facilidade em encontra emprego.
Apesar da falta de informação dos estudantes de Coimbra, estes poderão contar sempre comigo para colaborar no sentido de os ajudar e ajudar o país seja na implementação do processo de Bolonha ou em qualquer outra área do Ensino onde me sinta informado.
Sou um estudante do Curso Superior de Animação Cultural, no Instituto Superior de Ciências Educativas, onde tenho algumas cadeiras pedagógicas como, Pedagogia(ciência que estuda o ensino), Psicologia do Desenvolvimento(estudo do desenvolvimento, cognitivo e psicomotor) e Sociologia da Educação(ciência que estuda o facto social no grupo social e a influencia entre eles).