Fórum Novas Fronteiras JS
Mais de 700 jovens, entre os quais, 30 jovens da JS Mangualde, marcaram presença no fórum “Novas Fronteiras 2009-2013”, dedicado ao tema juventude.
José Sócrates falou sobre as “marcas da modernização” que o Governo deixou ao longo dos últimos quatro anos, como a aposta nos cursos profissionais, a criação de programas como o “Nova Oportunidades” ou o Plano Tecnológico, que permitiu a massificação do uso do computador e levou até “todo o território nacional a banda larga”.
O secretário-geral socialista, José Sócrates, propôs ainda a criação de cinco mil estágios profissionais por ano na Administração Pública, considerando que a promoção de estágios é também uma obrigação do Estado.
O secretário- geral avançou com duas ideias para a juventude, começando por defender que não apenas as empresas, mas também o Estado tem obrigação de promover os estágios profissionais.
“Podemos e devemos, como ideia inspiradora para um país que dá mais oportunidades aos jovens, ter um sistema de estágios na Administração Pública que dê oportunidade a mais cinco mil jovens por ano. Deve ser esta a nossa ambição, deve ser este o nosso objectivo”, defendeu.
Por outro lado, acrescentou, é também “dever dos socialistas elaborarem um programa que contenha medidas que permitam mais justiça social no acesos ao programa Erasmus e no acesso à mobilidade dos estudantes no ensino superior”.
Duarte Cordeiro, líder da Juventude Socialista, lembrou com agrado as medidas aplicadas, nos últimos quatro anos de governação socialista e elogiou os “apoios aos estudantes” que José Sócrates anunciou esta semana.
A apresentadora de televisão e também membro do Conselho Coordenador do Fórum Novas Fronteiras, Carolina Patrocínio, também marcou presença neste fórum juvenil.
|